Educação em Saúde: institucionalização de uma liga acadêmica interdisciplinar
Resumo
Este artigo tem como objetivo analisar como se dá o processo de institucionalização de uma liga acadêmica interdisciplinar voltada à educação em saúde, discutindo suas potencialidades formativas, seus desafios organizacionais e seus impactos no território. A análise contempla etapas de criação, regulamentação, planejamento das ações e avaliação, observando a articulação entre ensino, pesquisa e extensão. Metodologicamente, o estudo recorreu a registros institucionais e a um questionário com questões fechadas para subsidiar a análise em três eixos: institucionalização, monitoramento e impacto social. Os resultados apontam que a formalização da liga, o estabelecimento de objetivos claros e a construção de parcerias intersetoriais favorecem a continuidade das ações e a formação crítica e humanizada dos discentes. Ao mesmo tempo, evidenciam a necessidade de fortalecer mecanismos de avaliação de resultados e de assegurar recursos para manutenção das atividades. Por fim, a institucionalização de uma liga acadêmica interdisciplinar contribui para ampliar o acesso à educação em saúde e para fomentar espaços de produção de conhecimento em articulação com o campo e com o sistema de saúde, reforçando o compromisso social da universidade. A proposta destaca a relevância da interdisciplinaridade, da extensão e do trabalho colaborativo como eixos para a formação docente e para práticas mais solidárias, humanizadas e inclusivas no cotidiano acadêmico e social.
Abstract
This article aims to analyze how the institutionalization process of an interdisciplinary academic league focused on health education takes place, discussing its formative potential, organizational challenges, and territorial impacts. The analysis covers the stages of creation, regulation, action planning, and evaluation, observing the articulation between teaching, research, and extension. Methodologically, the study used institutional records and a questionnaire with closed questions to support the analysis along three axes: institutionalization, monitoring, and social impact. The results show that formalizing the league, setting clear objectives, and building intersectoral partnerships favor the continuity of actions and the critical, humanized training of students. At the same time, they highlight the need to strengthen evaluation mechanisms and ensure resources to maintain activities. Finally, institutionalizing an interdisciplinary academic league helps expand access to health education and foster spaces for knowledge production in conjunction with the field and the health system, reinforcing the university’s social commitment. The proposal emphasizes the relevance of interdisciplinarity, extension, and collaborative work as axes for teacher training and for more supportive, humanized, and inclusive practices in academic and social daily life.
Instituto de Saúde e Biotecnologia (ISB) – Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
ISSN: 3086-1160 • recsa@ufam.edu.br
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