Experimento sobre a presença de vitamina C em bebidas
Resumo
A Ciências é uma disciplina que desenvolve a formação do pensamento científico, possibilitando aos estudantes formular hipóteses, testar e compreender fenômenos, tomar decisões e se envolver na sociedade. Contudo, muitos estudantes apresentam dificuldades na construção de conceitos científicos devido à ausência de aulas experimentais e às limitações de infraestrutura em muitas escolas. Considerando este contexto, o presente estudo descreve e analisa uma proposta de atividade experimental simples e de baixo custo para detecção de vitamina C em bebidas, utilizando reagentes e materiais acessíveis. A sequência contemplou etapas de exploração teórica, preparação de soluções, procedimentos de teste e análise comparativa dos resultados obtidos, potencializando a compreensão conceitual de oxirredução e a relação com hábitos alimentares. Os resultados indicaram maior engajamento dos estudantes, maior compreensão dos procedimentos experimentais e do papel da experimentação na aprendizagem científica. A atividade mostrou-se viável e replicável em escolas públicas, contribuindo para o desenvolvimento do pensamento crítico e para a alfabetização científica no Ensino Fundamental nos anos finais, foi notório que os alunos consideraram o experimento indispensável para compreender sobre vitamina C.
Abstract
Science is a discipline that develops the formation of critical scientific thinking, enabling students to formulate hypotheses, test and understand phenomena, make decisions, and get involved in society. However, many students face difficulties in building scientific concepts due to the lack of experimental classes and infrastructure limitations in many schools. Considering this context, this study describes and analyzes a simple, low-cost experimental activity for detecting vitamin C in beverages using accessible reagents and materials. The sequence included theoretical exploration, solution preparation, testing procedures, and comparative analysis of results, boosting conceptual understanding of redox reactions and the relation to dietary habits. Results indicated increased student engagement and better understanding of experimental procedures and the role of experimentation in scientific learning. The activity proved feasible and replicable in public schools, contributing to critical thinking and scientific literacy in basic education. It was evident that students considered the experiment essential for understanding vitamin C.
Instituto de Saúde e Biotecnologia (ISB) – Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
ISSN: 3086-1160 • recsa@ufam.edu.br
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