Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Polinização e biodiversidade: ensino multidisciplinar com práticas experimentais

1; 2
Revista de Educação, Ciências e Sociedade na Amazônia (RECSA), v. 01, p. 04–09, set. 2025. DOI: 10.5281/zenodo.17081115
Artigo Original Dossiê Ligas Acadêmicas de Ensino Acesso Aberto (CC BY)
1 Grad. em Ciências: Biologia e Química, ISB/UFAM, Coari-AM, Brasil. ORCID: 0009-0004-8310-5840 — Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
2 Doutor em Ecologia, Prof. Adjunto, ISB/UFAM, Coari-AM, Brasil. ORCID: 0000-0002-3427-9543 — Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Resumo gráfico
Resumo gráfico

Resumo

Este trabalho apresenta a aplicação de uma sequência didática multidisciplinar sobre “Polinização e conservação da biodiversidade” para o Ensino Médio (BNCC EM13CNT206), desenvolvida pela Liga Acadêmica de Ensino de Biologia da UFAM e aplicada a 45 alunos. A proposta integrou Biologia, Química, Física e Conservação da Biodiversidade, com atividades experimentais e lúdicas. Os resultados mostram ganho de compreensão e alta aceitação, ressaltando a importância da interdisciplinaridade e da experimentação e a urgência da preservação das abelhas.

Palavras-chave: abelhas nativas; experimentação; Amazônia.

Abstract

This work reports a multidisciplinary teaching sequence on Pollination and Biodiversity Conservation for high school students (BNCC skill EM13CNT206). Developed by UFAM’s Academic League for Biology Teaching and applied to 45 students, it integrates Biology, Chemistry, Physics and Biodiversity Conservation with experimental and playful activities. Results show increased understanding and strong student approval, highlighting interdisciplinarity, hands-on experimentation and the urgency of preserving bees.

Keywords: native bees; experimentation; Amazon.

Recebido: 03 jul 2025 • Aceito: 29 ago 2025 • Publicado: 08 set 2025
Como citar:
GOMES, T. B.; LUZ, F. A. Polinização e conservação da biodiversidade: uma sequência didática multidisciplinar com atividades experimentais. Revista de Educação, Ciências e Sociedade na Amazônia, v. 01, p. 04–09, set. 2025. DOI: 10.5281/zenodo.17081115.
Licença: Creative Commons Atribuição (CC BY).
registrado em: ,
Revista de Educação, Ciências e Sociedade na Amazônia (RECSA)
Instituto de Saúde e Biotecnologia (ISB) – Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
ISSN: 3086-1160 • recsa@ufam.edu.br
Todos os conteúdos estão licenciados sob Creative Commons CC-BY 4.0
Fim do conteúdo da página