Do tabuleiro à aprendizagem significativa: o ensino do plano cartesiano com o jogo Batalha Naval como atividade da Liga Acadêmica de Matemática
Resumo
Este artigo apresenta uma proposta didática baseada na aplicação do jogo “Batalha Naval” adaptado a um software educativo, com o objetivo de ensinar conceitos fundamentais do plano cartesiano de forma lúdica a estudantes do 9º ano. A atividade, desenvolvida como parte de um projeto de TCC, foi aplicada em três turmas de uma escola pública de Coari-AM e demonstrou resultados expressivos na aprendizagem dos alunos. Propõe-se aqui a adaptação dessa experiência como uma ação formativa da Liga Acadêmica de Ensino de Matemática, voltada à promoção de práticas pedagógicas inovadoras entre licenciandos. A atividade visa integrar teoria e prática, promover formação docente crítica e proporcionar experiências de extensão com impacto educacional direto.
Abstract
This article presents a didactic proposal based on the application of the "Battleship" game adapted to an educational software, aiming to teach fundamental concepts of the Cartesian plane in a playful way to 9th-grade students. The activity, developed as part of an undergraduate thesis project, was applied in three classes of a public school in Coari-AM and showed significant results in student learning. This paper proposes the adaptation of this experience as a formative action of the Academic Mathematics Teaching League, focused on promoting innovative pedagogical practices among teacher education students. The activity seeks to integrate theory and practice, foster critical teacher training, and provide extension experiences with direct educational impact.
Instituto de Saúde e Biotecnologia (ISB) – Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
ISSN: 3086-1160 • recsa@ufam.edu.br
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