Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Do tabuleiro à aprendizagem significativa: o ensino do plano cartesiano com o jogo Batalha Naval como atividade da Liga Acadêmica de Matemática

1; 2
Revista de Educação, Ciências e Sociedade na Amazônia (RECSA), v. 01, p. 17–26, set. 2025. DOI: 10.5281/zenodo.17081217
Artigo Original Dossiê Ligas Acadêmicas de Ensino Acesso Aberto (CC BY)
1 Licenciado em Ciências: Matemática e Física pelo Instituto de Saúde e Biotecnologia, Universidade Federal do Amazonas, Coari, Amazonas, Brasil. — Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
2 Doutor em Biotecnologia, Professor Adjunto no Instituto de Saúde e Biotecnologia, Universidade Federal do Amazonas, Coari, Amazonas, Brasil. ORCID: 0009-0008-6558-0620 — Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Resumo gráfico
Resumo gráfico

Resumo

Este artigo apresenta uma proposta didática baseada na aplicação do jogo “Batalha Naval” adaptado a um software educativo, com o objetivo de ensinar conceitos fundamentais do plano cartesiano de forma lúdica a estudantes do 9º ano. A atividade, desenvolvida como parte de um projeto de TCC, foi aplicada em três turmas de uma escola pública de Coari-AM e demonstrou resultados expressivos na aprendizagem dos alunos. Propõe-se aqui a adaptação dessa experiência como uma ação formativa da Liga Acadêmica de Ensino de Matemática, voltada à promoção de práticas pedagógicas inovadoras entre licenciandos. A atividade visa integrar teoria e prática, promover formação docente crítica e proporcionar experiências de extensão com impacto educacional direto.

Palavras-chave: Ensino de Matemática; Atividades Lúdicas; Liga Acadêmica; Plano Cartesiano; Batalha Naval.

Abstract

This article presents a didactic proposal based on the application of the "Battleship" game adapted to an educational software, aiming to teach fundamental concepts of the Cartesian plane in a playful way to 9th-grade students. The activity, developed as part of an undergraduate thesis project, was applied in three classes of a public school in Coari-AM and showed significant results in student learning. This paper proposes the adaptation of this experience as a formative action of the Academic Mathematics Teaching League, focused on promoting innovative pedagogical practices among teacher education students. The activity seeks to integrate theory and practice, foster critical teacher training, and provide extension experiences with direct educational impact.

Keywords: Mathematics Teaching; Playful Activities; Academic League; Cartesian Plane; Battleship Game.

Recebido: 02 jul 2025 • Aceito: 26 ago 2025 • Publicado: 08 set 2025
Como citar:
MORAES, J. P. de; SANTOS, J. F. dos. Do tabuleiro à aprendizagem significativa: o ensino do plano cartesiano com o jogo Batalha Naval como atividade da Liga Acadêmica de Matemática. Revista de Educação, Ciências e Sociedade na Amazônia, v. 01, p. 17–26, set. 2025. DOI: 10.5281/zenodo.17081217.
Licença: Creative Commons Atribuição (CC BY).
registrado em: ,
Revista de Educação, Ciências e Sociedade na Amazônia (RECSA)
Instituto de Saúde e Biotecnologia (ISB) – Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
ISSN: 3086-1160 • recsa@ufam.edu.br
Todos os conteúdos estão licenciados sob Creative Commons CC-BY 4.0
Fim do conteúdo da página