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Experiências da Liga Acadêmica de Ensino de Física em Coari

Jayllon Henrique Carneiro Carvalho1; Tiago Gonçalves Santos2
Revista de Educação, Ciências e Sociedade na Amazônia (RECSA), v. 01, p. 53–56, set. 2025. DOI: 10.5281/zenodo.17468795
Artigo Original Dossiê Ligas Acadêmicas de Ensino Acesso Aberto (CC BY)
1 Grad. em Ciências: Matemática e Física, ISB/UFAM, Coari-AM, Brasil — Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
2 Doutor em Física, Prof. Adjunto, ISB/UFAM, Coari-AM, Brasil. ORCID: 0000-0001-5466-4273 — Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Resumo gráfico do Artigo 8
Resumo gráfico

Resumo

O artigo apresenta a trajetória e as contribuições da Liga Acadêmica de Ensino de Física (LAEF) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), criada em 2023 no Instituto de Saúde e Biotecnologia, em Coari (AM). A iniciativa surge em resposta aos desafios estruturais e formativos enfrentados pelo ensino de Física na educação básica, especialmente na região amazônica, marcada pela escassez de professores licenciados e pela carência de infraestrutura laboratorial. O estudo tem como objetivo relatar e analisar as atividades da LAEF entre 2023 e 2025, evidenciando seu papel na integração entre ensino, pesquisa e extensão. A metodologia adotada consiste em análise documental e descritiva das ações realizadas, incluindo projetos de popularização da ciência, experimentação de baixo custo e formação docente. Os resultados indicam a consolidação de uma estrutura organizacional participativa, o fortalecimento da identidade estudantil e o impacto positivo das ações extensionistas na formação de futuros professores. Conclui-se que a LAEF representa um espaço inovador de aprendizagem e engajamento social, capaz de articular teoria e prática e contribuir para a valorização da educação científica na Amazônia.

Palavras-chave: Ensino de Física; Formação docente; Extensão universitária; Popularização da ciência; Amazônia.

Abstract

The article presents the trajectory and contributions of the Academic League for Physics Teaching (LAEF) at the Federal University of Amazonas (UFAM), established in 2023 at the Institute of Health and Biotechnology in Coari (AM). This initiative emerged in response to the structural and formative challenges faced by physics education in Brazilian basic education, particularly in the Amazon region, marked by a shortage of qualified teachers and limited laboratory infrastructure. The study aims to report and analyze LAEF’s activities between 2023 and 2025, highlighting its role in integrating teaching, research, and extension. The adopted methodology involves a documentary and descriptive analysis of its actions, including science popularization projects, low-cost experimental practices, and teacher training initiatives. The results indicate the consolidation of a participatory organizational structure, the strengthening of student identity, and the positive impact of extension activities on future teacher training. It is concluded that LAEF represents an innovative space for learning and social engagement, capable of articulating theory and practice while contributing to the appreciation of scientific education in the Amazon region.

Keywords: Physics teaching; Teacher training; University extension; Science outreach; Amazon.


Recebido: 14 ago 2025 • Aceito: 10 set 2025 • Publicado: 28 out 2025
Como citar:
CARVALHO, Jayllon Henrique Carneiro; SANTOS, Tiago Gonçalves. Experiências da liga acadêmica de ensino de física em Coari. Revista de Educação, Ciências e Sociedade na Amazônia, v. 01, p. 53–56, set. 2025. DOI: 10.5281/zenodo.17468795.
Licença: Creative Commons Atribuição (CC BY).
registrado em: ,
Revista de Educação, Ciências e Sociedade na Amazônia (RECSA)
Instituto de Saúde e Biotecnologia (ISB) – Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
ISSN: 3086-1160 • recsa@ufam.edu.br
Todos os conteúdos estão licenciados sob Creative Commons CC-BY 4.0
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