Liga Acadêmica do Ensino de Química (LAEQ): experiências e contribuições para a formação docente no contexto amazônico
Resumo
As Ligas Acadêmicas na graduação têm se destacado como espaços formativos que articulam ensino, pesquisa e extensão, contribuindo para a formação inicial e continuada de licenciandos na área de Ciências. Este artigo apresenta as experiências e contribuições da Liga Acadêmica de Ensino de Química (LAEQ) no contexto amazônico, destacando práticas de ensino, ações extensionistas e atividades de divulgação científica junto à comunidade. São discutidos o processo de institucionalização, a organização das atividades e os impactos na formação dos estudantes, particularmente no desenvolvimento de competências didático-pedagógicas, na integração com escolas públicas e na aproximação entre universidade e sociedade. A análise aponta que a LAEQ favorece a construção de conhecimentos em situações reais de ensino, o trabalho colaborativo, a reflexão sobre a prática e o engajamento com demandas locais. Também evidencia desafios relacionados a recursos, continuidade e avaliação de resultados. Conclui-se que o fortalecimento das ligas acadêmicas pode potencializar a formação docente e ampliar a cultura de extensão universitária na região amazônica, contribuindo para a melhoria do ensino de Química e para ações de popularização da ciência. Dessa forma, a LAEQ se consolida como um espaço formativo relevante e inovador para o ensino de Química no contexto amazônico.
Abstract
Academic Leagues in undergraduate teaching programs have emerged as formative spaces that articulate teaching, research, and extension, contributing to both initial and continuing education of pre-service teachers in Science. This article presents the experiences and contributions of the Academic League for Chemistry Teaching (LAEQ) in the Amazonian context, highlighting teaching practices, outreach actions, and science communication activities with the community. It discusses the process of institutionalization, the organization of activities, and the impacts on students’ training—particularly the development of pedagogical skills, integration with public schools, and the approximation between university and society. The analysis indicates that LAEQ fosters knowledge construction in real teaching situations, collaborative work, reflection on practice, and engagement with local demands, while also revealing challenges related to resources, continuity, and evaluation. It concludes that strengthening academic leagues can enhance teacher education and expand a university extension culture in the Amazon region, contributing to improved Chemistry teaching and the popularization of science. Thus, LAEQ consolidates as a relevant and innovative formative space for Chemistry teaching in the Amazonian context.
Instituto de Saúde e Biotecnologia (ISB) – Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
ISSN: 3086-1160 • recsa@ufam.edu.br
Todos os conteúdos estão licenciados sob Creative Commons CC-BY 4.0